ERA UMA VEZ O CINEMA


Um Condenado à Morte Escapou (1956)

cover Um Condenado à Morte Escapou

link to Um Condenado à Morte Escapou on IMDb

País: França, 101 minutos

Titulo Original: Un Condamné à Mort s'est Échappé

Diretor(s): Robert Bresson

Gênero(s): Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.3/10 (16553 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Prêmios do Festival de Cannes

Prêmio de melhor diretor

Sinopse: Bresson parte de um ponto que já era trabalhado com sucesso pelo cinema italiano, a exemplo de Umberto D., que era o uso de atores não-profissionais nos filmes (incluindo protagonistas). Os atores costumam criar uma realidade própria, que se assemelha à realidade que vivemos, mas que não é ela. A proposta de Bresson ao utilizar estes não-atores era o de fugir deste mundo de "realidade ficcional" tão comum de ser encontrada no cinema. Ele forçava seus atores a perderem qualquer maneirismo e que agissem com maior simplicidade possível, sem caretas ou alteração exagerada no tom de voz. É assim que Bresson guia seu elenco liderado por François Leterrier, que aqui é Fontaine, o preso que escapou e agora nos conta sua história.

1943. Preso e interrogado pela polícia alemã por atos de resistência, o tenente Fontaine é encarcerado no Fort de Montluc, na região de Lyon. Durante sua transferência, ele tenta uma fuga improvisada pulando do carro dirigido por um SS

Ele é imediatamente levado de volta. Ele está trancado em uma cela onde ele vai, pacientemente, obstinadamente, preparar uma nova fuga. Tendo retirado as algemas com um alfinete, transformado a colher em uma ferramenta, ele começou a desmontar a porta da masmorra. Ele conta suas intenções para os poucos presos que ele pode abordar durante caminhadas e banheiro.

Convocadas para a sede da Gestapo, as autoridades dizem a ele sua sentença de morte. Ele fica surpreso e infeliz ao perceber, quando volta ao seu celular, que outro preso o compartilha: um adolescente feroz com um olhar ambíguo que poderia ser um espião, "uma ovelha": Jost.

Outro prisioneiro escapa, mas é imediatamente pego. Antes de levar um tiro, ele consegue explicar a Fontaine como atravessar o muro.

Com a ajuda do colchão e das roupas, Fontaine trança uma corda. Ele hesita em confiar em seu companheiro de cela, mas finalmente resolve. A aposta foi boa porque, graças a Jost, ele conseguiu escapar.

"O filme francês mais decisivo dos últimos dez anos" declarou François Truffaut na época do lançamento deste filme, com o subtítulo "O vento sopra onde ele quer". Há um gosto pela pureza, a atonalidade do fraseado e austeridade, a atenção aos sons que serão as marcas constantes da encenação de Bresson.

Não é um filme realista (um ato heróico em um determinado contexto), mesmo que, conforme especificado na placa comemorativa introdutória, o filme tenha sido filmado em autênticos locais de ação. É uma busca metafísica pela sobrevivência, o caminho da solidão e da fé a serviço da vontade.

Elenco: